g2h

level

domingo, 22 de julho de 2012

Museu Oscar Niemeyer traz

Museu Oscar Niemeyer traz inquestionáveis valores agregado a historia da arquitetura no Brasil, aqui um lugar que todos devem conhecer.

Foi a partir da década de 50, porém, que o arquiteto escreveu seu nome definitivamente na história com a construção dos primeiros prédios de Brasília (DF). O Congresso, o Palácio da Alvorada, a Praça dos Três Poderes e a Catedral, todos de 1958, depois o Itamarati, em 1960, representam esse período. Sua marca correu o mundo e, em 1965, na França, projetou a sede do Partido Comunista Francês. Em 1968, outras obras expressivas se somaram como o Mondadori, em Milão, na Itália, e a Mesquita de Argel, na Argélia.

A história do Museu Oscar Niemeyer teve início em 2002, quando o prédio principal deixou de ser sede de secretarias de Estado para se transformar em museu. O prédio, antes chamado de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco, passou por adaptações e ganhou um anexo, popularmente chamado de Olho. Ambos os projetos são de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

As obras necessárias, com custo estimado em US$ 14 milhões, foram realizadas com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Inicialmente batizado de NovoMuseu, em 22 de novembro de 2002, o complexo foi inaugurado. Dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura e Design, atualmente, o Museu possui 17.744,64 mil metros quadrados de área expositiva potencial.

O acervo inicial surgiu com as obras do Museu de Arte do Paraná (MAP) e com o acervo do extinto Banco do Estado do Paraná (Banestado). Em sua coleção figuram importantes artistas paranaenses e nacionais de vários movimentos.

Composto por aproximadamente 3 mil peças, o acervo guarda obras dos paranaenses Alfredo Andersen, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro e Helena Wong, além de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli e Caribé, entre outros.

Horário: terça a domingo, das 10h às 18h
Venda de ingressos até 17h 30

(41) 3350-4412 ou 3350-4468
(41) 3350-4489
Rua Marechal Hermes, 999- centro cívico- Curitiba/PR


Um comentário:

  1. Se alguem já visitou, gostaria de saber alguma particularidade desse Museu Oscar Niemeyer.
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Postagens populares